En otros idiomas: CAT ESP FRA ENG
Jesus o filho de uma Kelly chamado Maria
Bom natal! Todo ano faço a minha interpretação de onde Jesus teria nascido se tivesse nascido no mesmo ano de 2018.Este ano imaginei que Jesus nasceu um filho de um "kelly" no quarto da limpeza de um grande hotel. Espero que gostem e ajudem a ver o que o Natal representa.
Eu fiz um vídeo animado com a narração. Aqui está o vídeo e o texto.
vídeo: http://bit.ly/Nadal18PessebreYTB
E agora, entramos em conexão com a unidade móvel. Adiante Laia Bonet do Hotel Belém
Hoje, o Hotel Belém testemunhou um evento inesperado. Maria, uma das empregadas de limpeza dos quartos, comumente conhecida como "Kellys", estava trabalhando apesar de seu estado avançado de gestação. Ela, como todas as outras, praticamente não tem direitos trabalhistas e ganha um salário miserável. Todos sabem que, se deixarem de trabalhar ou tiverem um dia de folga, serão demitidas com toda a probabilidade
Maria chegou em março passado vinda do Equador; ela procura um futuro melhor. Há alguns meses, uma pessoa de bata branca anunciou que estava grávida e ela ficou muito espantada. Ainda assim, preferiu não contar a ninguém, aceitou a sua situação e decidiu enfrentá-la. Seu marido, sabendo disso, fez todos os esforços para ir ao seu encontro, mas não conseguiu o visto.
Hoje, Maria sentiu que algo errado acontecia quando estava a trabalhar. Ela teve dores de parto e deu à luz seu primeiro filho na sala de limpeza do hotel com a ajuda de três de suas companheiras "Kellys", uma das quais, por coincidência, trabalhou como parteira em seu país de origem.
O restante da equipe de limpeza e serviços acaba de tomar conhecimento acerca do nascimento da criança. Como grupo whatsapp de notícias "Kellys" e as fotos do bebê se espalharam muito rapidamente ao hotel estão chegando cada vez mais companheiras, depois de terminar os seus serviços para hotéis, escritórios e casas particulares. Uma colega fez uma chamada de vídeo do WhatsApp para o pai do bebê no Equador, para que ele pudesse conhecer seu filho e conversar com sua mãe. Os acompanhantes compraram roupas, fraldas e produtos de limpeza para a criança porque "se acontece com uma acontece com todas ", é o que diziam.
Os jornalistas, ao saberem das notícias, reuniram-se no hotel, onde a gerência inicialmente não os deixou passar pelo medo de que estes viriam a saber das condições com as quais as meninas trabalham. No entanto, eles posteriormente facilitaram seu trabalho e também anunciaram que deixariam Maria ficar dois dias em um dos quartos. Eles até trouxeram comida do restaurante para que ela pudesse comer.
Essa mudança de atitude fez com que as companheiras pensassem que essa criança poderia ser sua salvadora e a mãe o chamou de Jesus, que significa "o salvador".
Na rua concentraram-se centenas de colegas que apoiam e exigem condições justas para o sector em que trabalham, contratos estáveis e permanentes, não sendo terceirizados, um salário mínimo, o tratamento humano e um mínimo direitos trabalhistas Elas também fizeram uma colecta de dinheiro para poderem pagar os dias de folga de Maria porque o seu tipo de contrato não os cobre.
A cidade se mobilizou toda em torno das condições em que essas mulheres trabalham, especialmente no setor hoteleiro.
Não se sabe o que vai acontecer em 28 de dezembro, quando todo esse boom da mídia passar e não se falar novamente sobre essas vítimas inocentes do nosso sistema, que ignora, sistematicamente todo esse trabalho de cuidado das pessoas.
Mesmo assim, hoje foi anunciado que, no dia 6 de janeiro, irão a casa de Maria três autoridades: a representante dos empregadores do hotel, a dos sindicatos e o prefeito da cidade. É possível que decidam abordar definitivamente acerca do que é necessário fazer para que estas mulheres e todas as pessoas que trabalham de forma invisível para o conforto da sociedade tenham um salário decente, condições de trabalho justas e tratamento digno e humano.
VÍDEO: http://bit.ly/Nadal18PessebreYTB
FOTOS: - Facebook http://bit.ly/FBNadal18FotosPessebre o
- GoogleFotos http://bit.ly/GFNadal18FotosPessebre
Información complementaria:
- Blog de les Kellys amb informació de diversos grups que hi ha a la península.
- Informe Oxfam Intermón: "Mujeres y pobreza laboral a Europa"
- EITV: Las camareras de piso consiguen un incremento salarial del 48%
- Documental "Hotel Explotación" de Georgina Cisquella
2017 - Jesús nace hijo de una pareja de manteros en Barcelona
2016 - Jesús nace en la valla de México
2015 - Jesús nace en el Valle del Bekaa en Líbano
2014 - Jesús nace en la valla de Melilla
2013 - Jesús nace en un acaparamiento de tierras
2012 - Jesús nace en un desahucio de la PAH
2011 - Jesús nace entre los acampados indignados de Pl. Cataluña
2010 - Jesús nace al llegar a la playa con una patera
2009 - Jesús nace en un campo de refugiados
Algunas fotos: